terça-feira, 8 de novembro de 2016

LIÇÃO 7- EU SOU A LUZ - JESUS CURA O CEGO BARTIMEU

LIÇÃO 7-  BARTIMEU       ENCONTROU A LUZ    - 


 Marcos 10. 46-52


Com esta pequena caixa de pop-up, um momento Bartimeu é cego e no próximo ele pode ver!

Quer transformar isso em uma atividade de oração: cobrir o resto da caixa com necessidades de oração e ter as crianças orar por algo na caixa de cada vez que pressionar -lo para baixo. Falar sobre como nós, muitas vezes fechar os olhos quando oramos, mas para Bartimeu, encontrando Jesus significava abrir os olhos para ver Deus.
Bartimeu (Marcos 10) |  Faça 2Bartimeu (Marcos 10) |  Faça 2



Bartimeu (Marcos 10) |  Faça 2
Este é um ofício impressão de uma página, e.Você vai precisar de uma tesoura e cola também!



Bartimeu (Marcos 10) |  Faça 2
Adicione qualquer decoração adicional, pedidos ou cores de oração primeiro e depois ... 
Bartimeu (Marcos 10) |  Faça 2
Corte as três formas para fora - incluindo a janela!



Bartimeu (Marcos 10) |  Faça 2
Dobre tudo, para a parte superior da caixa e tubo de todas as dobras ir com a tinta do lado de fora. não há necessidade de marcar primeiro ou hiper ser preciso, no entanto, uma vez que estas peças de deslizar dentro de um outro mau dobras poderia dificultar o mecanismo.



Bartimeu (Marcos 10) |  Faça 2
O mecanismo parece com isso quando dobrado, as duas abas finais devem ser dobradas

.
Bartimeu (Marcos 10) |  Faça 2
Comece por fazer-se o tubo, este é colado com a aba no interior


Bartimeu (Marcos 10) |  Faça 2
Ponha cola na pequena faixa no meio do mecanismo. T




Bartimeu (Marcos 10) |  Faça 2
Este é então colada ao 'top' da caixa (por trás da escrita).Idealmente, isso é colocado no meio e em linha reta!


Bartimeu (Marcos 10) |  Faça 2
Agora adicione um pouco de cola para a parte traseira de todas as guias e começar a construir a caixa
.

Bartimeu (Marcos 10) |  Faça 2
Deslize o tubo no interior da caixa para que o mecanismo vem pelo meio. o tubo é um pouco menor do que a caixa de modo que este deve ser simples. adicionar um pouco de cola nas abas finais e cola-los para o exterior do tubo. Pode ser necessário para puxar o tubo ainda mais para baixo, para empurrá-lo ainda mais até pelo que esta.


Bartimeu (Marcos 10) |  Faça 2
Dê-lhe um segundo para secar antes de testar, em seguida, dar-lhe um empurrão! 




  


O Cego Bartimeu

(Com a venda tape os olhos de um dos alunos e brinque com a classe. Faça com que uma criança fique escondida e a que foi vendada irá tentar chegar até a escondida. Peça que uma ou duas crianças o ajude (guie aquele que está de olhos vendados). Depois de três ou quatro alunos vendarem os olhos e outros se esconderem ou ajudarem, coloque-os sentados novamente e pergunte como cada um se sentiu no seu papel.) Como se chama a pessoa que não enxerga? (Cega) Por que precisa de ajuda? (Porque não enxerga onde vai pisar.)

Hoje vamos ver a história de um cego.

OU....


USAR  MOEDAS E UMA VASILHA TIPO LATA DE REFRIGERANTE OU OUTRO MATERIAL QUE EMITA BOM SOM PARA QUE TODOS OUÇAM QUANDO VOCÊ DEIXAR AS MOEDAS CAÍREM DENTRO DELA.

PEÇA PARA AS CRIANÇAS FECHAREM OS OLHOS POR UM POUCO DE TEMPO E SÓ ABRIREM QUANDO VOCÊ MANDAR.
SENTADO A BEIRA DA ESTRADA  UM HOMEM PEDIA AJUDA A QUEM PASSAVA: " UMA ESMOLA POR FAVOR! AJUDE UM POBRE CEGO!    ALGUÉM PODE ME DAR UMA MOEDA?  NÃO POSSO VER!"

ENQUANTO VOCÊ FALA DEIXE CAIR UMA MOEDA NA LATINHA... PEÇA QUE AS CRIANÇAS ABRAM OS OLHOS..

CONVERSE COM ELAS SOBRE COMO DEVE SER DIFÍCIL SER CEGO E SÓ PODER OUVIR OS BARULHOS.
BARTIMEU ERA O SEU NOME...

Baseado em Lucas 18:35–43
e Marcos 10:46–52.


Quando Jesus caminhava com os discípulos pelas cidades e vilarejos muitas pessoas O seguiam.


Um dia quando estavam próximos da cidade de Jericó, Jesus e os discípulos passaram por um homem que mendigava na estrada.


O pobre homem era cego e chamava-se Bartimeu.


Quando Bartimeu ouviu a multidão de pessoas que passava, perguntou o que estava acontecendo. “Estamos seguindo a Jesus de Nazaré,” alguém respondeu.


Bartimeu havia ouvido falar de Jesus e de como Ele curava os doentes. Ele queria encontrar Jesus, então começou a gritar: “Jesus, tenha misericórdia de mim!”


Algumas pessoas não achavam que um mendigo deveria ficar chamando por Jesus daquela forma, então lhe disseram para ficar quieto.

Mas Bartimeu queria que Jesus o ouvisse. “Jesus, tenha misericórdia de mim!” gritou, até mais alto. As pessoas começaram a se sentir incomodadas e irritadas com aquele mendigo.


Jesus ouviu Bartimeu chamar e parou de caminhar. “Traga o homem para mim,” Jesus disse.
“Pode ficar feliz, Bartimeu,” alguém disse. “Jesus quer vê-lo.”

Bartimeu ficou de pé e caminhou até Jesus. “O que você quer que Eu faça?” Jesus perguntou para Bartimeu.


“Mestre,” Bartimeu respondeu, “Quero enxergar!” Jesus disse: “Recupere a visão. A sua fé o curou.”


Instantaneamente, Bartimeu conseguiu ver. Foi um milagre! Jesus o curou.


Bartimeu ficou tão feliz que começou a pular de alegria. Louvou a Deus pela resposta, e seguiu Jesus o resto do caminho.



As crianças  fizeram a representação  da  história  bíblica 



Aplicação  biblica 



Quer mais.......?

VOCÊ USA FLANELÓGRAFO?



MAIS....SLIDE






CONSTRUINDO E CONTANDO...

- 1 bexiga 

- fita crepe (para colar a bexiga na cadeira) 

- 1 óculos de sol (pode ser feito de papel cartão preto) 

- 1 capa (pode ser uma toalha de banho ou uma manta) 

- 1 cadeira 

- 1 caneca ou similar 

Pronto! Eis o cego Bartimeu. 
Mas... não monte ele antes... Monte com as crianças, criando um elemento surpresa.



OUTRAS IDÉIAS...







EM EVA


Dinâmicas e Atividades Maternal - Jardim -  Primários

Atenção: Após cada uma dessas brincadeiras fale sobre o cego Bartimeu, como ele se sentia e o que Jesus fez por ele. Também converse com as crianças sobre Jesus sempre estar ao nosso lado e como Ele nos ajuda nas situações difíceis.

 AGORA...ORGANIZE A CENA CORRETAMENTE
- Desenho às cegas

Colar um papel pardo ou cartolina na parede.

Chamar 2 crianças de cada vez no mural (olhos vendados) para desenhar um objeto a pedido do Professor.

Vai ser divertido para as crianças verem depois como elas desenharam sem poder enxergar, e também será divertido para os coleguinhas que estarão assistindo.


- Sacola às cegas
Coloque numa sacola vários objetos de diferentes formas, tamanhos e texturas.
A criança deverá estar vendada e deverá tatear alguns objetos e descrever o que são, a cor, as características, etc.

- Abraçando balões
Todas as crianças devem estar vendadas. Soltar balões pela sala e elas deverão encontrar e abraçar o balão encontrado até estourar.
Dentro deve ter balinhas ou pirulito.
(é preciso ter um bom espaço e verificar que não existam objetos/móveis que possam machucar as crianças - não deve ser feito com crianças muito pequenas que se assustam com o estouro do balão).

- Sapatos perdidos
Todas as crianças tiram seus sapatos que são amontoados numa pilha num canto da sala.
Colocar uma venda na criança, que deverá ir até a pilha de sapatos e deverá encontrar e calçar seus próprios sapatos.
No caso de crianças menores, elas poderão retirar apenas um pé do sapato e terá que encontrar na pilha o outro pé a ser calçado.


3 comentários: